Aluno do estado do RJ, consulte sua nota on-line!

Aluno do estado do RJ, consulte sua nota on-line!
Aluno do estado do RJ, clique para visualizar seu boletim

Liberdade ainda que à tardinha.

Liberdade ainda que à tardinha.
Licença para a logomarca do BlogGi - La Liberté guidant le peuple, Eugène Delacroix, 1830, no Museu do Louvre

quarta-feira, 4 de abril de 2007

EXPANSÃO MARÍTIMA

Viiiva, conseguimos o primeiro post do blog!!!!


Vimos que a expansão maritima ocorreu nos séculos XV e XVI, e foi um movimento de expansão européia pelo Oceano Atlântico em busca de novas rotas de comércio. As rotas do comércio principal - com o Oriente - por onde circulavam as mercadorias de luxo estavam MONOPOLIZADAS pelos árabes, genoveses e venezianos, como vimos. Tanto por mar - Mediterrâneo - quanto por terra. Já tem informação demais sem imagens?


Vamos lá: Imagem número 1: as saídas pelo Oceano Atlântico - aproveite para visualizar este Oceano. (não esqueça de clicar sobre a imagem, e você verá o local original de onde a imagem foi tirada - geralmente um interessante site de história...



Imagem número 2: o Mar Mediterrâneo - foto de satélite, maravilhosa, dá vontade de mergulhar na foto!!! Notem que corresponde ao espaço entre o continente europeu e o africano ali em cima. Este local estava dominado pelos árabes e italianos da época. É uma foto de destaque desta região e está meio "de lado" dando a noção da "bola" que é a Terra, que aliás era uma idéia questionável nesta época por alguns: a terra era plana ou redonda? Ou vigorava a "teoria da pizza", plana e redonda ao mesmo tempo?? (huihiuhihi)


Perfil da autora

Minha foto
NIterói, Cabo Frio, RJ, Brazil
Prof ensino médio e fundamental da rede pública estadual do Rio de Janeiro, mestrado em história colonial pela UFF.

VACINE-SE!