Aluno do estado do RJ, consulte sua nota on-line!

Aluno do estado do RJ, consulte sua nota on-line!
Aluno do estado do RJ, clique para visualizar seu boletim

Liberdade ainda que à tardinha.

Liberdade ainda que à tardinha.
Licença para a logomarca do BlogGi - La Liberté guidant le peuple, Eugène Delacroix, 1830, no Museu do Louvre

segunda-feira, 21 de junho de 2010

ILUMINISMO - filme bacana!

Existe um livro bem bacana para quem gosta e para quem não gosta de filosofia. Ele é escrito por um norueguês chamado Jostein Gaarder. Sim, ele nasceu e vive muito longe daqui, rs. Confira no mapa, o filete de terra em verde.


Para saber um pouco mais da Noruega, acesse o site oficial do Brasil sobre a Noruega clicando aqui.


O livro se chama "O Mundo de Sofia", e conta como uma garotinha chamada "Sofia" - um trocadilho com a palavra grega sophia que significa sabedoria, e faz parte da composição da palavra filo-sofia. Na verdade, mais do que relatar a história da filosofia, o livro nos convida, junto com a filosofia, a pensar sobre o mundo, as coisas, os relacionamentos, a vida, e tudo o que está ao nosso alcance para ser pensado. Resumindo: nos convida a refletir sobre a realidade. Existe um site muito interessante que faz uma ótima introdução à obra, e que vale a pena dar um clique: O mundo de Sofia: uma aventura na filosofia

Este romance fez tanto sucesso que foi editado e revisto de várias formas. A inspiração do site acima é uma das formas, e um filme originado de uma minissérie produzida na Austrália. Não dá pra saber se o vídeo do Youtube recomendado abaixo faz parte do filme da minissérie, mas é uma revisão bem geral do tema. Separe mais um minutinho, ligue os fones do computador, e boa viagem!! Caso você não entenda nada, revise a matéria, rs.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Revolução Russa de 1917 - as idéias socialistas e o movimento



Dando seguimento à "sessão gabarito de exercícios de revisão", vamos examinar a questão abaixo: 

QUESTÃO 3: Leia o texto abaixo e responda o que se pede, sobre as idéias acerca de como a revolução socialista pode ocorrer:
A Revolução proletária é pois inevitável, havendo dois caminhos para concretizá-la. Um conquistando posições estratégicas dentro da sociedade capitalista através da dinamização dos sindicatos e dos partidos operários; outra, por um golpe dado por revolucionários audazes que empalmariam o poder em favor dos proletários. Estas duas tendências estiveram sempre latentes dentro dos escritos políticos de Marx e Engels, gerando a atual diferenciação entre social-democracia e comunismo.
“Como conseqüência lógica do que foi exposto, Marx acreditava que a Revolução Proletária ocorreria num país onde o Capitalismo fosse suficientemente desenvolvido para gerar as condições necessárias a sua transformação. Para uma sociedade chegar ao Socialismo teria que necessariamente percorrer um longo desenvolvimento capitalista. Isto excluía a possibilidade de se chegar ao Socialismo numa sociedade atrasada onde a maioria da população é composta de camponeses e não de proletários urbanos (os exclusivos agentes de transformação da História). A implantação do Socialismo nas sociedades capitalistas não seria socialmente onerosa porque o desenvolvimento tecnológico permitiria atender a todos "segundo suas necessidades". A Humanidade livrar-se-ia pois da alienação do trabalho e das exigências de atender aos ditames do Lucro e do Capital para suprir-se a sí própria.”
SCHILLING, Voltaire. História da Rússia Soviética - da Revolução de 1917 ao Stalinismo – as idéias: o socialismo. Disponível em: <http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/rev_russa2.htm>, acesso em 15/06/2010.

a) Resuma com suas palavras as duas formas de se chegar ao socialismo através da Revolução Proletária descritas no texto.

O autor apresenta duas estratégias possíveis para se chegar ao socialismo. Uma promove o desenvolvimento dos ideais revolucionários na sociedade, através do trabalho dos sindicatos e diversos partidos políticos, que obteriam a adesão da massa para galgarem postos políticos e promoverem as necessárias reformas revolucionárias. A outra através da promoção de uma revolução operária, que colocaria os operários na liderança da sociedade à força.

b) Ligue estas duas formas de se atingir o socialismo às propostas do partido socialista russo (POSDR) durante a Revolução Russa em 1917, baseado na situação da Rússia naquele momento.

- Mencheviques: estariam mais ligados à primeira vertente de pensamento, uma vez que a tese deste grupo dentro do partido socialista russo era que antes de promover a revolução socialista, era necessário promover o desenvolvimento de todas as estruturas do modo capitalista de produção. A Rússia era então um país considerado "atrasado" dentro dos moldes capitalistas, pois sua economia ainda era basicamente rural.

Ao lado, Trotsky, o menchevique mais famoso da Revolução Russa. Foto retirada de: http://www.marxists.org/portugues/dicionario/verbetes/t/trotsky.htm



- Bolcheviques: se ligavam mais ao segundo pensamento mencionado, pois achavam que o socialismo deveria ser implantado imediatamente, sem a transição capitalista primeiro, assegurados por uma ditadura popular ("ditadura do proletariado"), que conduziria as reformas necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade igualitária.

À esquerda, o líder dos bolcheviques e da Revolução Russa, Lênin. Foto retirada do site:
http://oquotidianodamiseria.blogspot.com/2007/10/cadernos-de-outubro-3-da-revoluo.html




c) Diga com as suas palavras quais os objetivos, descritos no texto, de se implantar o socialismo.

- Nas palavras do autor, ao implantar o socialismo a humanidade iria se livrar da alienação do trabalho (o fato do trabalhador não se reconhecer como autor no processo de produção por se tornar ele próprio uma mercadoria) e das exigências de atender às imposições do Lucro e do Capital, em detrimento das necessidades humanas. Interrompendo a lógica da produção capitalista com o regime socialista, todas as políticas e atitudes seriam voltadas para o bem estar do ser humano dentro da sociedade.



Karl Marx, pai do socialismo científico, estudou profundamente todas as engrenagens do capitalismo a fim de propor alternativas.

Foto retirada de: http://www.romulogondim.com.br/noticias.php?id=7728&cat=1026









Por fim, o filme selecionado para esta parte é um interessante documentário com imagens de época, e um conteúdo complementar para você ficar mais por dentro ainda. Boa diversão!

Crise de 1929 - questões

Olá, este post na verdade é uma proposta de gabarito para um exercício de revisão proposto em sala de aula, mas que para variar não deu tempo de acabar de corrigir. Para quem espera aquelas respostas diretas, rápidas e fáceis de decorar... procure o Google! Meu objetivo sempre foi dificultar a tarefa dos decoradores e facilitar a dos entendedores. ;-))))

Estas questões na verdade foram retiradas de vários vestibulares, "enens", estudos dirigidos, algumas adaptadas de acordo com meus interesses pedagógicos... agora eu acho que perdi as referências. Quem encontrar pode colocar nos comentários.

Mãos à obra!

QUESTÃO 1: Em 1929, o mundo foi fortemente atingido pela crise na bolsa de Nova Iorque, o que gerou uma grande depressão na economia mundial. Com a crise, novas propostas de organização econômica foram desenvolvidas, e muitas se mostraram críticas em relação às idéias defendidas pelo liberalismo clássico. Analise a crise de 1929, identificando a principal causa que a desencadeou.

- Para respondermos qualquer indagação da história é necessário compreendermos bem o que está sendo pedido. A crise de 1929 foi uma crise de superprodução, ou seja, o mercado estava abarrotado de mercadorias enquanto milhares de pessoas passavam fome. Esta é a grande contradição das crises do sistema capitalista. Logicamente pensaríamos que uma capacidade de produção deste porte poderia acabar com a fome e as dificuldades de toda humanidade. Porém, não é o que ocorre. Pelo simples fato de que não são todas as pessoas que têm poder aquisitivo para comprar tudo o que vêem pela frente, muitas não têm nem mesmo para sua sobrevivência.

No contexto histórico: na década de 1920, os Estados Unidos estavam produzindo à toda prova. Recém saídos da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) como primeira potência mundial, exportavam produtos para uma Europa destroçada pela guerra, produzindo desenfreadamente. Os empresários, empolgados com seus lucros, esqueceram porém de considerar a capacidade de absorção das mercadorias até mesmo dentro do mercado interno: exploravam seus trabalhadores ao máximo, pagando o mínimo e fazendo-os trabalhar ao máximo. Com o mercado consumidor reduzido, abarrotava-se mais ainda o mercado de produtos que não seriam comprados... pela lei da oferta e da procura, quando temos muita mercadoria e pouca gente comprando, os preços tendem a cair, e assim ocorreu até a fatídica quebra da Bolsa de Nova Iorque, quando empresários dormiram ricos e acordaram mais pobres do que um habitante das ruas. Desesperados, se atiraram da janela de seus escritórios situados nos arranha-céus de Wall Street (rua em que fica a Bolsa de Valores de NY).

QUESTÃO 2:

Tomei consciência pela primeira vez do problema do desemprego em 1928 [...] Lembro-me do choque, do espanto que senti quando pela primeira vez me misturei com vagabundos e mendigos, ao descobrir que uma boa parte, talvez uma quarta parte dessa gente [...] eram mineiros e colhedores de algodão, jovens e honestos, contemplando seu destino com aquele assombro estúpido de uma animal que caiu numa armadilha. Simplesmente não conseguiam entender que acontecia com eles. Tinham sido criados para trabalhar, e - vejam! - era como se nunca mais fossem ter a oportunidade de voltar ao trabalho. Nessas circunstâncias, era inevitável, no início, que fossem perseguidos por um sentimento de degradação pessoal. Tal era a atitude para com o desemprego naquele tempo: era um desastre que acontecia a você como indivíduo e a culpa era sempre sua.
[Fonte: Orwell, George. “O Caminho para Wigan Pier", in: "História do século XX". São Paulo, Abril Cultural, 1974, vol. 6, p. 1351.]

O relato do escritor George Orwell nos dá conta do ambiente de crise em que viveu a sociedade norte-americana no final da década de 20, especialmente a partir de 1929.

PERGUNTA 1: - Qual era o papel desemprego dentro do ciclo mórbido da crise de superprodução? Descreva este ciclo.

- Como vimos, a crise de superprodução tem um ciclo que se retroalimenta - efeito bola de neve penhasco abaixo: com o mercado abarrotado de mercadorias encalhadas, os preços caem. Caindo os preços, os donos das fábricas começam a desacelerar o processo produtivo, tentando produzir menos. Para produzir menos não há mais necessidade de tantos empregados. Resultado: despedem os operários, gerando mais desempregados, que por sua vez, sem dinheiro para gastar, encolhem mais ainda a capacidade de compra, que por sua vez gera mais produtos encalhados. Mais ou menos assim:



PERGUNTA 2: Identifique duas medidas do New Deal, programa adotado pelo governo Roosevelt, que procuravam atenuar os efeitos da crise para os trabalhadores.

- Uma vez na presidência da república, o presidente democrata Franklin Delano Roosevelt lança o New Deal (Novo Acordo), um plano econômico para recuperar a economia. O liberalismo terminou uma etapa e iniciou outra (agora denominado de neoliberalismo), uma vez que o plano incluía uma forte intervenção do Estado na economia. A solução veio sobretudo no sentido de eliminar o desemprego, aquecendo o mercado consumidor, sem estimular a produção, para não sobrar mais. Como? Empregando as pessoas em diversas obras públicas como pontes, estradas, parques etc. Uma outra solução foi subsidiar os produtores rurais - fazendeiros - para que ficassem em casa sem produzir.

RESUMINDO
Para fazer uma revisão rápida, vejam o vídeo realizado por estudantes como vocês, muito bacana. Quem sabe vocês produzirão algo parecido em breve? Liguem o som!! Abraços.

Perfil da autora

Minha foto
NIterói, Cabo Frio, RJ, Brazil
Prof ensino médio e fundamental da rede pública estadual do Rio de Janeiro, mestrado em história colonial pela UFF.

VACINE-SE!