- Professora, quando ocorreu a Idade Média? Entre os seculos V e XV, digo eu.
- E o Brasil, quando surgiu? No início do século XVI, aluno.
- Mas poxa, por que eu tenho que estudar esse negócio que nem eu, nem mesmo meu país, não éramos nascidos??
Então respondo eu: e você acha que a realidade some assim, do nada, de uma hora para outra? Um alcoólatra que decide parar de beber se torna uma pessoa saudável por não estar bebendo, mas deve sempre ter em mente que uma pequena dose de álcool que seja poderá desestabilizar seu organismo novamente. Se você decide que não vai mais ser uma bailarina e sim uma jogadora de futebol, você vai jogar futebol graciosamente, correndo conforme o seu corpo foi modelado para dançar. Se você é gordo e decide ser magro de uma hora para outra, você terá que ficar um bom tempo vigiando seus hábitos alimentares, pois a qualquer momento tudo aquilo que te tornou uma pessoa obesa pode estar presente novamente na sua vida. Então por que seria diferente com a história das sociedades? Sociedade, na verdade, não é composta pela vida de vários homens e mulheres como eu e você, vivendo em grupo?
Estudamos história porque nenhuma realidade muda completamente sem deixar resquícios, e estes resquícios podem ser a fonte explicativa para os acontecimentos presentes. Sim, podem também não ser a principal fonte explicativa. Mas você pode ajudar um alcoólatra a reerguer sua vida se você souber do seu passado, e não tratá-lo como um "bêbado irrecuperável". Assim, ao invés de ficar choramingando porque o "mundo não tem solução mesmo, tá tudo perdido", busque na história milhares de exemplos de que você está muito errado, que existem casos de sucesso nas mudanças e melhorias, ou pelo menos uma explicação um pouco diferente do porque tudo é do jeito que está. Ou ainda, você vai pensar que tudo ESTÁ, e não necessariamente É, e para sempre será. Por que você vai ver que nem sempre foi assim.
Gostou da minha teoria acerca da Idade Média, estudo da história e alcoolismo? Não?
Bom, tenho algo mais sério para apresentar então. O professor da UFF, historiador Ricardo da Costa, doutor no assunto, apresenta argumentos convincentes e aspectos do porquê devemos estudar a história da Idade Média, num bate papo super interessante capturado no Youtube. Você vai ver que, ao contrário de mim, não é difícil dar um crédito para os interessantes argumentos do professor. Anote suas impressões e traga suas opiniões para debatermos em sala de aula. Grande abraço.
sábado, 20 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)
BLOG O HISTORIADOR
Perfil da autora
- bloggi
- NIterói, Cabo Frio, RJ, Brazil
- Prof ensino médio e fundamental da rede pública estadual do Rio de Janeiro, mestrado em história colonial pela UFF.