Aluno do estado do RJ, consulte sua nota on-line!

Aluno do estado do RJ, consulte sua nota on-line!
Aluno do estado do RJ, clique para visualizar seu boletim

Liberdade ainda que à tardinha.

Liberdade ainda que à tardinha.
Licença para a logomarca do BlogGi - La Liberté guidant le peuple, Eugène Delacroix, 1830, no Museu do Louvre

segunda-feira, 21 de junho de 2010

ILUMINISMO - filme bacana!

Existe um livro bem bacana para quem gosta e para quem não gosta de filosofia. Ele é escrito por um norueguês chamado Jostein Gaarder. Sim, ele nasceu e vive muito longe daqui, rs. Confira no mapa, o filete de terra em verde.


Para saber um pouco mais da Noruega, acesse o site oficial do Brasil sobre a Noruega clicando aqui.


O livro se chama "O Mundo de Sofia", e conta como uma garotinha chamada "Sofia" - um trocadilho com a palavra grega sophia que significa sabedoria, e faz parte da composição da palavra filo-sofia. Na verdade, mais do que relatar a história da filosofia, o livro nos convida, junto com a filosofia, a pensar sobre o mundo, as coisas, os relacionamentos, a vida, e tudo o que está ao nosso alcance para ser pensado. Resumindo: nos convida a refletir sobre a realidade. Existe um site muito interessante que faz uma ótima introdução à obra, e que vale a pena dar um clique: O mundo de Sofia: uma aventura na filosofia

Este romance fez tanto sucesso que foi editado e revisto de várias formas. A inspiração do site acima é uma das formas, e um filme originado de uma minissérie produzida na Austrália. Não dá pra saber se o vídeo do Youtube recomendado abaixo faz parte do filme da minissérie, mas é uma revisão bem geral do tema. Separe mais um minutinho, ligue os fones do computador, e boa viagem!! Caso você não entenda nada, revise a matéria, rs.

Nenhum comentário:

Perfil da autora

Minha foto
NIterói, Cabo Frio, RJ, Brazil
Prof ensino médio e fundamental da rede pública estadual do Rio de Janeiro, mestrado em história colonial pela UFF.

VACINE-SE!