Aluno do estado do RJ, consulte sua nota on-line!

Aluno do estado do RJ, consulte sua nota on-line!
Aluno do estado do RJ, clique para visualizar seu boletim

Liberdade ainda que à tardinha.

Liberdade ainda que à tardinha.
Licença para a logomarca do BlogGi - La Liberté guidant le peuple, Eugène Delacroix, 1830, no Museu do Louvre

quinta-feira, 29 de abril de 2010

IDADE MÉDIA na Europa Ocidental - LINHAS GERAIS. muito gerais




Para os alunos do ensino fundamental.





(image from: http://medievaleurope.mrdonn.org/banner_feudalism.gif)

A Idade Média foi formada a partir do fim do Império Romano, no século V d.C.


O principal fato ligado à queda do império romano, e que influenciou a Idade Média, foi a invasão dos bárbaros. Os bárbaros eram povos do norte da Europa, ditos germânicos, que não falavam nem grego nem latim, e que tinham como característica cultural a violência e a forte organização para a guerra. Observe esta excelente animação e conheça um pouco mais sobre os bárbaros:


Os bárbaros formaram vários reinos pela Europa, que no período medieval tinha a seguinte configuração espacial:


(image from http://media.maps.com/magellan/Images/WRLH039-H.gif)

A Idade Média durou mil anos, e gerou uma sociedade com traços romanos – como o Direito e a base latina da linguagem – misturados a uma forte herança da cultura dos povos bárbaros – como a cavalaria, o direito consuetudinário (por costume), e toda tradição guerreira.

As artes marciais européias
(para saber mais sobre as artes marciais na Europa medieval, visite http://arsgladiatoria.wordpress.com/)

Os cavaleiros nobres – senhores feudais- firmavam um contrato de vassalagem, que consistia num juramento de fidelidade entre suseranos e vassalos, onde os suseranos concediam o direito a um pedaço de terra (feudo) ao vassalo, e este jurava protegê-lo militarmente.

(leia sobre o contrato de  vassalagem em http://hist7alfandega.blogspot.com/2009/03/d.html )

A sociedade na Idade Média estava dividida em estados, estamentos ou ordens. Estas divisões são assim chamadas pelo fato de que não há mobilidade social: se você nasce numa destas camadas, não importa o que aconteça com você ao longo da vida. Enriquecenr ou empobrecer, não vai fazer com que você pertença a outro grupo social. A posição social do indivíduo, então, numa sociedade estamental, é determinada pelo seu nascimento. Visualmente, fica assim:


Ou, mais simplesmente, assim:
(retirado de http://projetodehistoriaanjodaguarda.blogspot.com/2009/03/feudalismo.html - visite!)

A Igreja era a instituição mais poderosa da Idade Média. Economicamente, detinha 1/3 das terras européias. Na Idade Média, a terra era o bem mais valioso – veremos porque em seguida. Assim, podemos dizer que a Igreja era a instituição mais rica da Idade Média.

(As imponentes catedrais góticas, que fazem qualquer mortal se ajoelhar diante da imensidão e poder divino)

Outro fator que conferia poder à Igreja era a dominação cultural: a religião era fundamental em todos os aspectos das vidas das pessoas. Todos os ensinamentos e explicações para os fatos eram retirados da Bíblia, mas não pelas pessoas comuns, e nem mesmo pelos nobres. Isto aconteceu porque a maioria da população era analfabeta, e dependia dos padres para ler e interpretar os ensinamentos da Bíblia. Assim, verdade ou mentira, o que eles diziam que era, virava a coisa certa a fazer ou a pensar. Por isto se diz que a Igreja tinha o domínio cultural e ideológico na Idade Média.

A ideologia mais importante veiculada pela Igreja era a ideologia das 3 ordens, e foi proferida pelo bispo Adalberto de Laon. Ele dizia que a vontade de Deus era que a sociedade fosse dividida em 3 grupos: os que oram, os que guerreiam e os que trabalham. Estes 3 grupos coincidiam com os 3 grupos sociais que já vimos, da seguinte forma:

Deste modo, o único grupo que trabalhava era do 3º estado. Os demais (1º e 2º estados), tinham o direito, dado por Deus, de receber o fruto da produção do suor do trabalho do 3º estado.

A ideologia das 3 ordens, veiculada pela Igreja, acabava justificando a super exploração dos senhores feudais sobre os seus camponeses. O feudalismo tem este nome por ser um sistema que funciona à base de feudos. Feudos são benefícios, ou privilégios concedidos a um nobre. O feudo mais precioso era a terra: da posse da terra os nobres retiravam vários outrso benefícios (feudos). Vejamos um esquema de feudo:


[imagem retirada de: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmlIpE9NdQqBSL8PiKtN9tds7X__wH4EhSbd0vLhuV9S6xNgI7BkcZoXDdfM38BJgIA1GPISiIz0O20EqCYG8WmF9Fl0PP7JUXmzgMtvoJePRRJ3inSjaAYQU65b1CBSDLF4aDad6yghUB/s1600/feudo.jpg]

- Terras ou mansos senhoriais: destinadas à produção para os senhores feudais;
- Terras ou mansos servis: destinada à produção dos servos (camponeses);
- Terras de uso comum: pastos e bosques.

O camponês era super explorado: como vimos, os nobres senhores feudais, segundo a “vontade de Deus”, não trabalhavam, pois a sua função era fazer a guerra e proteger os demais. Então, quem trabalhava nos mansos senhoriais? Os camponeses. Eles tinham um acordo com os senhores feudais: alguns dias da semana cultivavam nas terras dos senhores (mansos senhoriais), em troca recebiam um pedaço de terra – mansos servis – para cultivarem também. A produção total recolhida pelo servo, ao final, ficava assim:

- tudo o que era produzido nos mansos senhoriais ia para o senhor; este pagamento era denominado “corvéia”;
- do que era produzido nos mansos servis, era retirado um percentual para o senhor;
- além disso, os servos pagavam dízimos para a Igreja (10% de sua produção);
- além disso, os servos pagavam para usar qualquer instrumento do senhor – fornos para assar o pão, e até mesmo o direito de atravessarem pontes – tributos denominados banalidades.

Ou seja: os camponeses viviam aprisionados em dívidas, de tantas taxas a que estavam submetidos. Pagavam mais do que comiam...


Veja que resumo geral ótimo nesta linda ilustração:

disponível em: http://historia10.files.wordpress.com/2009/01/sociedade-feudal.jpg

Um comentário:

Cerkuenik disse...

Muito obrigado pelo link ao nosso site! (Ars Gladiatoria)

Perfil da autora

Minha foto
NIterói, Cabo Frio, RJ, Brazil
Prof ensino médio e fundamental da rede pública estadual do Rio de Janeiro, mestrado em história colonial pela UFF.

VACINE-SE!